Como configurar Bezels no Retroarch em conjunto com o Nostalgia

Olá amigos da comunidade “Clube do OUYA – Brasil”! Após vários e vários pedidos, elaborei esse tutorial onde ensino como adicionar Bezels nos emuladores dentro do aplicativo Retroarch. Pra quem ainda não sabe, Bezels são imagens no formato .png que sobrepõem a tela onde o emulador está sendo executado. Nessa imagem, temos uma área com transparência onde a tela do jogo é apresentada. Esse recurso serve para aqueles que se incomodam com as bordas negras nas laterais causadas pela proporção de tela orinalmente concedida aos consoles retrôs (4:3), mas ao mesmo tempo preferem manter essa proporção, evitando a emulação em full screen (16:9) que inevitavelmente “estica” a imagem para que a mesma preencha todo o espaço útil de tela.

Infelizmente, nesse momento, não há como eu abordar em detalhes todas as configurações do Retroarch – deixarei isso para um futuro tutorial sobre ele, quem sabe, rs...

Esse how-to o ajudará a configurar “apenas” as bordas para os emuladores que rodam no aspecto de video 4:3.


Como começar

Para que isso seja possível, precisaremos de:

Um gerenciador de arquivos de sua preferência. Em nosso tutorial, utilizaremos o FilePwn.

Você pode baixá-lo na opção “Discovery” da própria loja do OUYA.

Retroarch 1.3.2.
Você pode baixá-lo aqui.

Front-end Nostalgia.
Confira tudo sobre o Nostalgia aqui.

Pack com Bezels
Você pode baixá-lo aqui.

Crie uma pasta com o nome “APKs” na raiz de sua unidade de armazemamento e descompacte os arquivos Retroarch.apk e o retroarch.cfg para essa pasta;

Descompacte o arquivo “Overlays Retroarch - 1920 x 1080.rar” para a raiz de sua unidade de armazenamento;

Utilizando o FilePwn, instale o Retroarch e em seguida, execute-o. Note que o controle não funcionará no aplicativo. Saia do mesmo pressionando o botão “home” do controle do OUYA duas vezes;




Em seguida, utilizando novamente o FilePwn, copie o arquivo retroarch.cfg para o seguinte diretório:

/storage/sdcard0/Android/data/com.retroarch/files



Menu para regenciamento de arquivos

Botão O (View) : Abrir o arquivo (não utilizaremos essa opção para nosso tutorial);

Botão U (Select): Para selecionar o arquivo;

Botão Y (Menu): Para manipular arquivos;

Botão A (Back): Para retornar diretórios;

Dê OK para todas as telas seguintes que surgirem. Após esse procedimento, seu controle passará a funcionar de forma normal;

Agora como exemplo, vou explicar como configurar o emulador (Core) para Super Nintendo. Os precedimentos a seguir servem como base para a configuração de todo os outros Cores, ok? Confira no fim do tutorial os Cores que eu recomendo para cada sistema.

Execute o Retroarch. Em “Main Menu”, selecione “Online Updater”;



Obs: Os botões de seleção e retornar no Retroarch são diferentes dos que são utilizados na interface gráfica do OUYA. No Retroarch o botão “A” seleciona e o botão “O” retorna.

Selecione “Core Updater”;



Selecione “SNES/Super Famicon (Snes9x)”;



Agora, você tem o emulador para Super Nintendo instalado em seu Retroarch.

Retorne para a tela inicial do Retroarch e, ainda em “Main Menu”, selecione “Load Core”;



Selecione o Core que você acabou de baixar, no caso, o “SNES/Super Famicon (Snes9x)”;



Retorne para a tela inicial do Retroarch e agora vá até a guia “Settings tab”;



Selecione a opção “Input”;



Selecione “Input Hotkey Binds”;



Selecione “Quit Retroarch”;



Nesse momento, aperte o botão L3 no controle do OUYA. Essa configuração servirá para que seja possível sair do emulador utilizando o click do botão L3;

Retorne para a tela inicial de “Settings tab”;

Selecione “Vídeo”;



Vá até a opção “HW Bilinear Filtering” e desabilite essa opção utilizando o botão “A”. Essa configuração desabilita o tratamento tosco que remove os “serrilhados” nos gráficos do jogo. É como se fosse um “Anti-Aliasing” nos games de PC. Mas, fica a critério de cada um manter ou não a opção ativada. Eu preferencialmente, gosto do visual “pixelado” nos games retrôs;



Retorne para a tela inicial de “Settings tab”;

Selecione a opção “Directory”;



Selecione a opção “Overlay Dir”;



Siga esse caminho para setar o diretório onde estão as Bezels:

/usbdrive/Overlays Retroarch - 1920 x 1080



Após encontrar o diretório, salve esse diretório selecionando “<Use this directory>”. Para tal, utilize o o botão "A";



Obs: Você deve estar DENTRO do diretório “Overlays Retroarch - 1920 x 1080” para defini-lo como caminho das Bezels!

Retorne para a tela inicial de “Settings tab”;

Selecione a opção “Onscreen Overlay”;



Selecione "Overlay Preset";



Procure pela Bezel de Super Nintendo e confirme com o botão “A”;

O Retroarh retornará para a tela inicial de “Settings tab”;

Vá novamente para a opção “Onscreen Overlay”;

Configure a opção “Overlay Opacity” em “1.00”;



Retorne para a tela inicial de “Setting tabs” e em seguida vá até a guia “Main Menu”;

Em “Main Menu”, vá até “Save Current Config” e salve as configurações realizadas até o momento para o sistema de Super Nintendo. Utilize o botão “A” para tal;



Obs: Não confunda com “Save New Config”!

Nesse momento, no diretório /storage/sdcard0/Android/data/com.retroarch/files, temos um arquivo “retroarch.cfg” com todas as configurações salvas para Super Nintendo. Iremos utilizar esse arquivo a seguir para que o Nostalgia reconheça essas configurações.

Saia do Retroarch utilizando a opção “Quit Retroarch” ou o click do botão L3 que configuramos;

Agora, instale o Nostalgia e configure emulador SNES/Super Famicon (Snes9x);

Saiba como instalar e configurar o Nostalgia aqui.

Após configura-lo, saia do aplicativo. Nesse momento, a pasta "Nostalgia" já foi criada dentro dos diretórios do sistema;

Execute o aplicativo FilePwn;

Acesse o seguinte diretório:

/storage/sdcard0/Android/data/com.retroarch/files



Vá até o arquivo “retroarch.cfg” e o copie utilizando o menu de manipulação de arquivos;

Agora iremos inserir esse arquivo no diretório de pastas do Nostalgia.

Para tal, acesse o seguinte diretório:

/storage/sdcard0/Nostalgia/SNES



Utilizando o menu de manipulação de arquivos, cole o arquivo nesse diretório descrito acima;

Dê OK para todas as telas seguintes que surgirem. Após esse procedimento, o Nostalgia passará a reconhecer todas as configurações realizadas no Retroarch.

Pronto! Agora é só executar o Nostalgia, abrir seus jogos de Super Nintendo e visualizar as Bezels em funcionamento!



Configuração de Bezels para consoles portáteis

Cada console portátil utiliza uma configuração de tamanho e relação X Y relacionados à posição da tela devido às resoluções particulares de cada um.
Para configurar, dentro do Retroarch vá até "Settings tab > Video"
Para configurar, utilizaremos as opções "Aspect Ratio Index, Custom Viewport X, Custom Viewport Y, Custom Viewport Width, Custom Viewport Height e Integer Scale", conforme a imagem abaixo mostra:




Essa imagem ilustra as configurações para o console Neo Geo Pocket e Neo Geo Pocket Color.

Abaixo, temos as coordenadas e resoluções de tela para cada console portátil:


Atari Lynx



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 455
Custom Viewport Y: 222
Custom Viewport Width: 1014
Custom Viewport Height: 647


Bandai Wonderswan



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 488
Custom Viewport Y: 222
Custom Viewport Width: 967
Custom Viewport Height: 612


Bandai Wonderswan Color



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 488
Custom Viewport Y: 222
Custom Viewport Width: 967
Custom Viewport Height: 612


Nintendo Game Boy



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 606
Custom Viewport Y: 217
Custom Viewport Width: 711
Custom Viewport Height: 648


Nintendo Game Boy Color



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 600
Custom Viewport Y: 219
Custom Viewport Width: 722
Custom Viewport Height: 645


Nintendo Game Boy Advance



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 455
Custom Viewport Y: 210
Custom Viewport Width: 1013
Custom Viewport Height: 661


Nintendo Virtual Boy



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 405
Custom Viewport Y: 212
Custom Viewport Width: 1114
Custom Viewport Height: 702


Sega Game Gear



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 616
Custom Viewport Y: 232
Custom Viewport Width: 694
Custom Viewport Height: 593


SNK Neo Geo Pocket



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 611
Custom Viewport Y: 218
Custom Viewport Width: 692
Custom Viewport Height: 644


SNK Neo Geo Pocket Color



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 611
Custom Viewport Y: 218
Custom Viewport Width: 692
Custom Viewport Height: 644


Sony PSP



Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 387
Custom Viewport Y: 180
Custom Viewport Width: 1144
Custom Viewport Height: 655


Obs¹: Para a configuração de TODOS os consoles, utilize a opção "Aspect Ratio Index" em "Custom". Caso contrário, as configurações NÃO irão funcionar!

Obs²: Ative a opção "Integer Scale" para aproximar os valores de resolução (Custom Viewport Width e Custom Viewport Height) de cada console portátil. Após aproximado o valor, desative essa opção e finalize-os utilizando o analógico esquerdo ou as setas do D Pad do controle.


Salve as configurações conforme já foi explicado. Após salvar, o procedimento é o mesmo utilizado no exemplo do Super Nintendo.


Cores recomendados para o Retroarch


Segue abaixo uma lista de Cores (emuladores) que recomendo por terem sidos testados por mim e possuírem desempenhos mais que satisfatórios.


Arcade (FB Alpha) - em meus testes, não consegui fazer o controle funcionar através do Nostalgia.

Atari 2600 (Stella)

Atari Lynx (Handy)

Nintendo Game Boy / Nintendo Game Boy Color (Gambatte)

Nintendo Game Boy Advance (VBA-M)

SNK Neo Geo Pocket / SNK Neo Geo Pocket Color (Mednafen NeoPop)

Nintendo NES / Famicon (Nestopia UE)

PC Engine / PCE-CD (Mednafen PCE FAST)

Sega MS / MD / CD / 32X (Pico Drive)

Nintendo SNES / Nintendo Super Famicon (Snes9x)

Nintendo Virtual Boy (Mednafen VB)

Bandai Wonderswan e Bandai Wonderswan Color (Mednafen Cyne)

Espero que aproveitem, pois elaborar esse tutorial deu MUUUITO trabalho, já que não encontrei tutoriais sobre isso em nenhum lugar da internet, ou seja, descobri tudo na raça e força de vontade mesmo, haha!

Tutorial elaborado por Fábio Silva. Todos os créditos pertencem ao autor.

Agradeço ao André Luis por ter me auxiliado nas descobertas e no desenvolvimento desse tutorial.

Clube do OUYA - Brasil



11 comentários:

  1. Parabéns meu caro pelo excelente trabalho, tá nota 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Guilherme! No que eu puder ajudar, continuarei ajudando! Abraço!

      Excluir
  2. Nessa ultima atualização do retroarch p core do n64 esta rodando todos os jogos 100% sem erros gráficos, mas infelizmente no ouya ele fica lento :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, né Andrews. O jeito é aguardarmos os desenvolvedores otimizarem esse Core para o OUYA. Abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Olá, não tem a frontend para o Nintendo DS? Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricky! Você quer dizer a "Bezel", correto? Devo te-la sim. Vou procurar em meus arquivos e caso tiver mesmo, vou disponibilizar no pack o mais breve possível. Abraço e obrigado pelo elogio! =D

      Excluir
  4. Cara, Show de bola, muito obrigado pelas informações... meu ouya ta lindo agora :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em te-lo ajudado, Fernando! Divirta-se e continue nos visitando! =D

      Excluir
  5. olá, primeiro parabéns pelo blog, excelentes dicas e tudo organizado. agora preciso de uma ajuda sua. Tenho aqui um android tv box e instalei o retroarch e o nostalgia. Mas para fazer funcionar os COres (emuladores) no nostalgia eu tive que instalar alguns emuladores por fora, pois mesmo adicionando os cores no retroarch e testando as roms por la abrem, mais no nostalgia não chama o emulador do retroarch, so abre o DEFAULT que é o emulador do proprio nostalgia, e fica cheio de botoes na tela e sem opção de voltar para a tela de menu. Por favor peço que me ajude a configurar corretamente o retroarch para que funcione normal no nostalgia. desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, BaixeporAqui, beleza? Amigo, esse tutorial trata exatamente disso e foi elaborado por mim mesmo. Siga-o à risca que não tem erro. Lembrando que cada sistema possui seu próprio Core, o que na verdade os Cores não são nada mais, nada menos, que os emuladores de cada sistema. Desinstale tudo e reinstale novamente. Partindo desse ponto, refaça o tutorial. Se não adiantar, faça um Reset Factory em seu console e reinicie o tutorial. Abraço! :)

      Excluir
  6. Tem como emular o OUYA pelo windows?

    ResponderExcluir