Funtech Super Acan


Em 1995, Funtech Entertainment Corporation lançou o primeiro sistema de vídeo game original em Taiwan, o Super A’Can. Produzido e vendido exclusivamente em seu país natal, o console e os controles, confeccionados em material plástico fino, tem um aspecto um tanto frágil e tem uma cor cinza escuro.
Este sistema é muitas vezes confundido com um clone do Super Nintendo, devido ao projeto físico e o processador instalado nessa unidade, porém, uma análise mais minuciosa desta raridade revela um quadro diferente.
Aparecendo apenas no final da era 16 bits de enorme sucesso, o Super A'Can utiliza processadores dual Motorola em sua unidade principal. A primeira destas unidades de processamento central foi o Motorola 68000 de 16 bits, que também foi o processador central utilizado no Mega Drive e Neo Geo AES. A Motorola de 8 bits 6502, que estreou originalmente no interior do Nintendo Entertainment System, consistia na segunda CPU. Estes processadores dual garantiam uma paleta de 32.768 cores e foi bastante poderosa em comparação com o resto dos sistemas de 16 bits. Este poder de processamento teria sido uma vantagem significativa para o Super A'Can se este console tivesse sido lançado em 1989, em vez de 1995. A tecnologia de 32 bits já estava sendo utilizado plenamente, dentro do mercado de jogos na época de seu lançamento e o Super A'Can era tecnologicamente obsoleto antes de chegar as prateleiras das lojas.

Foram doze jogos confirmados, com um adicional de nove rumores. Os jogos viam em caixas de papelão que incluíam um suporte de plástico do jogo e manual de instruções, parecido com os cartuchos de SNes da época. Este sistema combinou o design divertido e lúdico de embalagem.
Cores vibrantes são agradavelmente exibidas em ambientes 2D nos jogos do Funtech Super A’Can. Um dos melhores jogos para este sistema é C.U.G., um jogo de Ação/Plataforma em 2D.

O Super A'Can falhou miseravelmente, devido à utilização de tecnologia ultrapassada e que foram inicialmente propostos para venda a um preço exorbitante. Pouquíssimos consoles foram vendidos, e existem relatos que a Funtech Entertainment Corporation perdeu US$ 6 milhões de dólares no empreendimento. Unidades não vendidas foram desmontadas e comercializadas para várias empresas nos EUA e no exterior.

Colecionar este console é uma proposta cara, devido ao número limitado de unidades que foram adquiridas e da exclusividade ao mercado de Taiwan. Prepare-se para investir pesadamente se quiser adquirir esse console. Ele custa de 100 à 150 USD para um console loose, mais 250 USD completo em caixa. Infelizmente, os jogos são até mais raros que o próprio console. É mais comum encontrar os sistemas Super A'Can e os jogos no comercio de Taiwan. 

Globalmente, o Super A'Can é um console muito raro unicamente devido a seu fracasso na indústria do vídeo game. Não há nada de extraordinário sobre o sistema ou na biblioteca de jogos para ele. Apenas colecionadores devem realizar a compra do Super A'Can. O próprio sistema não garante o alto investimento pelo jogador casual, mas jogos como Sango Fighter, C.U.G., Speedy Dragon e Boom Zoo, parecem ser as boas pedidas para esse console. Eu teria um com certeza contanto que tivesse esses cartuchos em mãos.

Todos os seus títulos mostram cores bem vivas e uma boa média de ação. Esse console é um intermédio entre o Mega Drive e Super NES, porém, mais equilibrado que os dois citados, pois ele possuía uma boa paleta de cores e uma velocidade de processamento razoável, isso é, a paleta de é cores maior que a do Mega Drive e velocidade de processamento bem superior a do Super NES.

Na época de seu lançamento foi publicada uma revista que falava sobre as diferenças entre seus concorrentes, o Mega Drive e o Super Nes.

Atenção!

Antes de obter arquivos através desse blog, devemos considerar que no Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98 (que diz respeito à proteção de direitos autorais), a única forma de utilizar uma ROM de forma legal é possuindo o jogo original (comprado legalmente) e utilizar sua ROM em um computador somente como forma de backup.

2 comentários: